domingo, janeiro 28, 2007

Aviões no ar

Um desporto interessante proporcionado pelo Google Earth consiste em detectar nas fotografias de satélite a existência de aviões em vôo. Não é uma tarefa simples - muito embora a forma cruciforme dos aviões os torne relativamente visíveis, o que está no terreno por debaixo deles é que pode provocar confusão.

Aviões em vôo sobre território português não se revelam fáceis de encontrar. Os lugares mais óbvios - as vizinhanças dos aeroportos, ou as rotas de aproximação - constituem um bom ponto de partida. No entanto, o hábito bem português de deixar as malhas urbanas rodearem os aeroportos, faz aumentar os factores de confusão visual, que dificultam a detecção remota de qualquer coisa.

O único avião em vôo que encontrámos até ao momento estava a descolar do aeroporto da Portela, em Lisboa (o local mais provável para os encontrar, dado o volume de tráfego), no sentido Sul-Norte. A fotografia apanhou-o pouco depois do extremo da pista 03-21, já depois da CRIL:

Avião a levantar vôo do aeroporto da Portela.
Pela forma poderá tratar-se de um Embraer 145,
comum em Lisboa através dos vôos da Portugália.

Até agora não encontrámos imagens de aviões noutro aeroporto ou aeródromo em território português (ilhas incluídas). A busca continua.

Ficheiro KMZ para visualizar este avião no ar

2 comentários:

Unknown disse...

acho que o google earth atualizou a foto, nao acho mais o aviao la!

jp disse...

De facto já actualizou. A mancha fotográfica em torno de Lisboa data, neste momento, do Verão de 2007. Isto também significa que tenho que actualizar este blog com mais regularidade... :)