segunda-feira, dezembro 18, 2006

Imagens muito graaaandes!

Entre as tecnologias de partilha de ficheiros na Internet (de forma legal ou ilegal), uma das mais eficientes é a que dá pelo nome BitTorrent. Pela forma como é feita a distribuição de informação, revela-se particularmente adequada para a distribuição de ficheiros de grandes dimensões (e sim, isto inclui os filmes, particularmente as cópias de DVDs).

web sites que dão bom uso a esta tecnologia, muitas vezes com finalidades inteiramente válidas e legais. Aquele de que vamos falar hoje dá pelo nome de geoTorrent, dedicando-se à partilha de imagens de satélite e conjuntos de dados geo-espaciais. A opção pela tecnologia BitTorrent justifica-se quando olhamos para a dimensão de alguns dos ficheiros disponibilizados (por exemplo, um mosaico de imagens de satélite da Califórnia, com a resolução de 1 metro e um volume de 87 GB!).

No que diz respeito à Europa, a única torrente actualmente disponibilizada refere-se a um mosaico de imagens tiradas pelo satélite LandSat (a ligação dá acesso a uma versão em tamanho reduzido), com o volume de 1.7 GB.

Acesso directo à torrente da imagem LandSat
(O download da torrente exige a instalação de software cliente BitTorrent)