terça-feira, dezembro 12, 2006

MIRAVI

A European Space Agency é a agência europeia responsável pela coordenação dos esforços de investigação e desenvolvimento, nos domínios da Astronomia e da Astronáutica, a nível europeu. Desde a sua criação, em 1973, tem desenvolvido importantes esforços em várias áreas da exploração espacial. Sob a sua égide surgiram programas como o Spacelab e os sistema de lançamento Ariane.

Um dos seus projectos, o satélite Envisat, foi lançado para a órbita terrestre em 2002, sendo até à data o maior satélite de observação do planeta Terra. Um dos seus instrumentos, denominado MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer) é um espectrómetro de captação de imagens, através da medição da radiação solar reflectida pela Terra, com uma resolução de 300 metros. O seu trajecto orbital permite-lhe obter uma cobertura integral do planeta a cada 3 dias.

No início de Dezembro de 2006, a ESA activou um novo web site, denominado MIRAVI (MERIS Images RApid VIsualisation), no qual disponibiliza online as imagens captadas pelo Envisat (captação óptica e captação MERIS), com um intervalo de apenas duas horas entre captação e publicação.

Na prática, isto significa poder visualizar a superfície do planeta com um acompanhamento muito directo de boa parte dos seus processos dinâmicos. Por outras palavras, é o mais próximo de captação em tempo real que está disponível para o grande público (o acesso é gratuito e sem ser necessário qualquer registo). Por comparação, muito embora o Google Earth e demais soluções de cartografia online/offline disponibilizem quantidades fantáticas de imagens, de resolução superior, a verdade é que essas imagens vivem no passado, retratando o aspecto da superfície do planeta tal como era à vários meses, ou anos.

Acima de tudo, é interessante poder ver imagens de satélite de Portugal tiradas no próprio dia em que este post foi colocado.

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

Fui ver, é demais!