Portugal esteve representado nesta iniciativa através de dois conjuntos de imagens, relativos às áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Dadas as limitações na altura existentes em relação à disponibilidade fácil de imagens recentes captadas por satélite, vários blocos de imagens da base de dados tiveram que recorrer a fontes mais antigas. No caso português, foram utilizadas imagens captadas por satélites soviéticos, no início de 1987.
Na prática, isto proporcionou uma viagem no tempo a Lisboa e ao Porto. A imagem seguinte mostra a zona de Pina Manique, tal como era no início de 1987:A diferença para o actual nó de Pina Manique é evidente:

Com o passar do tempo, o projecto TerraServer dividiu-se em dois. A participação da Microsoft manteve-se, mas apenas para imagens relativas aos Estados Unidos, através do web site TerraServer-USA. A restante cobertura mundial, com recurso a várias fontes de imagens, assumiu uma vertente comercial, disponível através da empresa TerraServer.com.
Hoje, a quantidade de imagens disponibilizadas através dos vários projectos on-line (Google, Yahoo, Microsoft, NASA...), fazem o TerraServer original parecer modesto. Fica-lhe a virtude de ter sido um verdadeiro pioneiro.
Só lamento não ter recolhido também as imagens do Grande Porto.
Ficheiro KMZ para utilizar no Google Earth e ver a zona de Pina Manique em Lisboa