terça-feira, janeiro 30, 2007

Aviões no ar - parte 2

Até agora, as nossas considerações sobre imagens captadas do ar incidiram apenas sobre as fotografias tiradas por satélite, disponibilizadas na Internet através de vários interfaces diferentes. Há, no entanto, outras fontes de imagens igualmente importantes e que podem proporcionar muita informação útil. Estamos a falar de fotografias aéreas, captadas por estereofotogrametria, e que se encontram com relativa facilidade em web sites de várias câmaras municipais do nosso país.

Lisboa não é excepção. No web site da Câmara Municipal de Lisboa dedicado ao urbanismo é disponibilizada, desde há vários anos, a cobertura fotográfica da totalidade do concelho, captada em estereofotogrametria aérea. O interface Lisboa Interactiva oferece um conjunto de ferramentas que facilitam a visualização destas imagens, pecando apenas pela reduzida dimensão da área de trabalho. O grau de detalhe é excelente, obviamente com maior nitidez que as fotografias de satélite disponíveis para o grande público até à data.

O nosso esforço de encontrar mais aviões no ar deu bom resultado em Lisboa. Um deles foi apanhado na aproximação à pista 03-21, sobre o Parque Hospitalar de Lisboa, ao pé da Av. do Brasil:



Avião em aproximação à pista 03-21 do Aeroporto da Portela em Lisboa,
a passar sobre o Parque Hospitalar de Lisboa.
Pode ser visto mais ou menos no centro da imagem.

O interface Lisboa Interactiva permite um elevado grau de ampliação das fotografias, embora com progressiva perca de qualidade. Na ampliação máxima (cabendo no écran), o avião fica bem visível:


O avião visível na imagem anterior, agora ampliado.
Trata-se de um avião da TAP (com pintura antiga),
provavelmente um Airbus 319.


A busca continua.

domingo, janeiro 28, 2007

Aviões no ar

Um desporto interessante proporcionado pelo Google Earth consiste em detectar nas fotografias de satélite a existência de aviões em vôo. Não é uma tarefa simples - muito embora a forma cruciforme dos aviões os torne relativamente visíveis, o que está no terreno por debaixo deles é que pode provocar confusão.

Aviões em vôo sobre território português não se revelam fáceis de encontrar. Os lugares mais óbvios - as vizinhanças dos aeroportos, ou as rotas de aproximação - constituem um bom ponto de partida. No entanto, o hábito bem português de deixar as malhas urbanas rodearem os aeroportos, faz aumentar os factores de confusão visual, que dificultam a detecção remota de qualquer coisa.

O único avião em vôo que encontrámos até ao momento estava a descolar do aeroporto da Portela, em Lisboa (o local mais provável para os encontrar, dado o volume de tráfego), no sentido Sul-Norte. A fotografia apanhou-o pouco depois do extremo da pista 03-21, já depois da CRIL:

Avião a levantar vôo do aeroporto da Portela.
Pela forma poderá tratar-se de um Embraer 145,
comum em Lisboa através dos vôos da Portugália.

Até agora não encontrámos imagens de aviões noutro aeroporto ou aeródromo em território português (ilhas incluídas). A busca continua.

Ficheiro KMZ para visualizar este avião no ar